sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Será que Deus existe?

A existência de Deus está sempre relacionada com o que colocamos entre nós e Ele.

Assim como nunca chegamos perto do sol mas sabemos que ele existe e podemos ver a sua luz e sentir o seu calor, também assim é Deus.

Não podemos provar cientificamente sua existência, mas através da sua luz (Jesus e seus ensinamentos) e do seu calor (o Espírito Santo e o seu consolo diário) podemos experimentar a sua presença em nosso meio.

Mas se surge entre nós e o sol nuvens que tampam a possibilidade de vermos e sentir esse sol não quer dizer que Ele não está lá, no mesmo lugar, soberano, pronto para que surja uma brecha para nos iluminar e aquecer.

Acredito que o homem tem substituído Deus por tudo aquilo que julga conveniente para suprir as suas necessidades físicas, intelectuais, e por que não morais.

E podemos nomear essas necessidades como nossas nuvens.

Ontem ouvi a seguinte história:
Um garotinho perguntou ao pai qual o tamanho de Deus. O pai olhou para o céu e mostrou para o filho um avião bem distante e perguntou se o avião era grande ou pequeno.
O filho respondeu que era muito pequeno e que quase não dava para vê-lo.

No dia seguinte o pai levou o garotinho a um aeroporto e mostrou para ele um avião bem de perto e perguntou: “E esse avião é grande ou pequeno?”

A criança logo respondeu que o avião era enorme.

O pai aproveitou para responder a pergunta que o filho havia feito no dia anterior: “Filho, o tamanho de Deus está relacionado com a proximidade que temos com Ele. Se estivermos distantes Dele Ele sempre nos parecerá pequeno, longe. Mas se nos aproximarmos Dele ficaremos impressionados com sua grandeza e poder.”

João Pereira Coutinho em sua coluna na Folha de São Paulo de 23 de setembro de 2014  cujo título ousei usar como título dessa postagem, finalizou sua reflexão dizendo: “Deus é uma questão de fé.”

E concluo citando o texto bíblico que está em Hebreus 11:1: “Fé é a certeza das coisas que esperamos e a convicção de fatos que não vemos.”


Rodrigo Salgueiro



Nenhum comentário: