domingo, 29 de novembro de 2015

Modelo para os discípulos


Chegou a ocasião em que o Mestre começou a formar o grupo de discípulos. Pedro, André, João e Tiago eram pescadores, e prontamente aceitaram o convite de seguir a Jesus (Mateus 4:18-22). Mateus era publicano (cobrador de impostos), e ele também aceitou no ato o convite de Jesus (Mateus 9:9). Com certeza, os outros discípulos eram pessoas ocupadas também, às quais o Senhor estendeu o mesmo convite, seguido de igual resposta.

Mas nenhum do grupo se destacou no início pela bondade de seu caráter. João e Tiago eram tão explosivos e vingativos que foram chamados de "filhos do trovão". Pedro era conhecido no grupo por seus frequentes rompantes. Tomé era instável e necessitava de tempo para crer.

Todos os discípulos eram ambiciosos e aspiravam com egoísmo ao melhor cargo, à melhor posição. Contudo, o Mestre viu neles grandes possibilidades de transformação. Não os viu como eram, mas como poderiam ser mediante o toque de Sua graça e Sua constante orientação. Assim, com a mesma compreensão, vê hoje também a mim e a você porque nos ama, e quer nos renovar com Sua amizade.

Junto ao Senhor, os discípulos foram mudando. Dia após dia, aprenderam dos ensinamentos e do exemplo do Mestre. A influência que Ele exerceu sobre eles foi tão grande que, anos depois, seus inimigos, "sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus" (Atos 4:13). A curta permanência junto ao Mestre tinha mudado a vida dos discípulos, e até seu modo de falar e agir. A mudança era genuína porque "haviam eles estado com Jesus".

O mestre conserva atualmente o mesmo poder. Assim como transformou Seus discípulos de ontem, quer nos transformar hoje. S
eja qual for sua debilidade, tendência ou queda, Ele quer influir sobre sua vida e lhe dar um rumo melhor. Não importa qual seja sua origem nem quais são seus antecedentes, o Senhor convida você a ser uma pessoa renovada e feliz, com nova esperança para a vida.

Assim como chamou André, Pedro e João e seus amigos, Jesus nos chama para o discipulado. Um discípulo era um estudante que acompanhava o mestre para aprender dele na prática e depois transmitir sua filosofia e ensino a outros. Jesus deseja hoje que você conviva com Ele, incorpore Seus ensinos em sua vida e os transmita aos outros.

(Ainda Existe Esperança)

Nenhum comentário: